Atividades

O saber transforma. Atividades Individuais ou Coletivas.

Depoimentos

“O encontro vem refletindo bastante no meu dia a dia! Tenho feito exercícios de respiração até hoje. Eu amei, foi muito importante e eu desejo que os encontros cresçam porque eu quero participar demais!”

Mariana Berno

“Estar presente no encontro foi muito especial por vários motivos. Primeiramente pela chance de estar na presença de mulheres, brasileiras, imigrantes e poder ouvir suas histórias e as conhecer um pouco mais. Tudo isso sob a coordenação da Taoana, que foi nos guiando e trazendo além dessa poderosa troca por meio da conversa, vários insights sobre psicanálise, meditação, arte e principalmente sonhos, que foi a temática do nosso encontro.”

Débora Neiva

“Sobre o encontro, fiquei muito feliz de ter participado! A gente foi ficando mais a vontade conforme íamos fazendo os exercícios. Gostei muito das falas e das referências propostas pela Tao, com uma perspectiva crítica e complexa, feminista e decolonial. Senti o encontro afetivo e subversivo, em olhar as coisas com tranquilidade. Gostei muito de como foi criado um ambiente onde mulheres que nem se conheciam antes se sentiram a vontade para compartilhar suas intimidades. Eu me senti segura e acompanhada.”

Bruna Trevelin

OFICINA DE LEITURA

Oficina de Leitura

Oficina de Leitura e Interpretação – Obra Psicologia Feminina (Karen Horney) com Taoana Padilha, psicanalista, mestra em Psicanálise e doutora em Psicologia Social.

No intuito de conceber uma Psicologia feminina que seja mais do que “o depósito dos desejos e frustrações dos homens”, Karen Horney escreveu uma série de textos originais sobre o assunto, publicados em uma coletânea que leva o nome de Psicologia Feminina.

É interessante notar que os textos publicados foram escritos entre as décadas de 1920 e 1930, e que a autora estava produzindo seus escritos em um diálogo contemporâneo com os textos de Freud e de outros autores.

📕 O momento da produção dos textos publicados no volume intitulado Psicologia Feminina antecede a fase mais culturalista do pensamento da autora; seus textos demonstram sua faceta de psicanalista e de médica, entretanto, já demonstram sua originalidade e incluem o amadurecimento dos óvulos de seu pensamento crítico e social.

📕 De maneira construtiva, ela evidencia como a teoria de Freud sobre o desenvolvimento da sexualidade feminina, baseada no complexo de castração e na inveja do pênis, é um reflexo das fantasias dos meninos baseadas nas características anatômicas do sexo masculino, ou seja, em seu próprio narcisismo infantil.

📕 Apesar de acreditar que a “contaminação por uma perspectiva masculina ocorra na infância” (Horney, 1991, p. 55), a autora indica que o ponto de vista masculino dos psicanalistas em suas análises é capaz de engendrar a unilateralidade das observações. Logo, “se tentarmos libertar nossa mente desta maneira de pensar masculina, quase todos os problemas da psicologia feminina assumem outra aparência”.

📕 E é a esse processo de libertar a mente dos preconceitos sobre a subjetividade feminina que a psicanalista irá se dedicar. Vamos nos juntar a ela?

“Comigo aconteceu que, quanto maior era a atitude crítica que assumia em relação a uma série de teorias psicanalíticas, melhor eu compreendia o valor construtivo das descobertas de Freud, e mais caminhos abriam-se para a compreensão dos problemas psicológicos” (K.H.)

Dinâmica dos encontros – Estou muito animada para a Oficina de leitura. Estudei esses textos ao longo do meu doutorado e amei muito aprender com cada um deles. A cada encontro iremos ler os textos e eu irei tecer comentários e interpretações. Ao final de cada encontro, teremos um momento para questões. Os encontros serão gravados e disponibilizados por 1 mês para quem desejar assistir de novo e/ou não puder estar presente algum dia. Os textos serão enviados para as participantes da Oficina.

👩‍🏫 Inscrições abertas com vagas limitadas, aproveite!

Cronograma: Quartas-feiras às 08h00 do Brasil.
Coordenação: Taoana Padilha, psicanalista.

Depoimentos

“Participar do grupo de leitura tem sido uma experiência enriquecedora… As investigações acerca do feminino e do feminismo na psicanálise vem se aprofundando a cada encontro onde repensamos a clínica, a teoria, perpassadas pela política, por um ponto de vista ainda bem pouco explorado, contudo, urgente.”

Bruna Pinheiro, psicanalista.

“Os encontros tem sido muito enriquecedores e esclarecedores, as discussões entre as leituras contemplam e agregam muito, possibilitando uma troca de saberes entre as participantes. Além disso, ao abordar o tema em questão podemos tirar nossas dúvidas sobre conceitos lacanianos apresentados de forma didática e específica. Está sendo muito produtivo e relevante.”

Nathalia Bertasse, psicóloga.

“Tenho frequentado a oficina de leitura e estou aprendendo muito… Gosto muito da forma como os conceitos são explicados, o que me ajuda a entender a psicanálise mesmo sem ter formação na área. Todas temos espaço para fazer colocações, abrir discussões e inclusive trazer questões latentes – como a discussão de um filme que está fazendo sucesso, ou um acontecimento social que pode lançar luz sobre o assunto estudado.”

Vanessa Sandre, cineasta.

Depoimentos

“Tao propõe uma ampliação de conceitos e olhares psicanalíticos partindo dos clássicos até os textos modernos e contemporâneos. Se você quer discutir psicanálise e articular para além de uma lógica falocêntrica, vai se encontrar por aqui.”

Karine Wolke, psicóloga.

“No meio de um cenário pandêmico e de caos mundial, ser aluna da Taoana foi um grande respiro. Aprendi muito, troquei afeto com outras mulheres incríveis e saí ansiosa para um próximo encontro.”

Mariana Lora, psicóloga.

“Amei fazer o curso! Os textos selecionados foram os melhores e aprendi e compartilhei ideias e questões com outras mulheres.”

Nátali Nunes, professora.

“A transmissão, feita de maneira autêntica e criativa, me atravessou. Também pude começar a em olhar de uma outra maneira e mergulhar na busca da minha singularidade enquanto mulher.”

Jade Tresca, psicóloga.

Entre para a minha lista e receba novidades, informações e artigos

    × Como posso te ajudar?